/ BLOG

image

05

junho

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e não podemos deixar de falar na arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde e ecoarquitetura, é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma sustentável, procurando otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que, de tal modo, minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Os princípios da arquitetura sustentável incluem: 

  • A consideração das condições climáticas, da hidrografia e dos ecossistemas do entorno em que os edifícios são construídos, para obter o máximo desempenho com o menor impacto.
  • A eficácia e moderação no uso de materiais de construção, dando prioridade ao baixo consumo de energia em comparação com os de alta energia.
  • A redução do consumo de energia para aquecimento, refrigeração, iluminação e outros equipamentos, cobrindo o resto da demanda com fontes de energia renováveis.
  • A minimização do balanço global de energia do edifício, que abrange a concepção, construção, utilização e seu fim.
  • O cumprimento com os requisitos de conforto higrotérmico, salubridade, iluminação e ocupação dos edifícios.

 

Características:

Esse movimento surgiu no final da década de 1980 e início da década de 1990 e concentra-se na criação de uma harmonia entre a obra final, o seu processo de construção e o meio ambiente. Pretende evitar, em cada um dos passos, agressões desnecessárias para o ambiente, otimizando processos de construção, reduzindo os resíduos resultantes, e diminuindo os consumos energéticos do edifício. Tem, ainda, como objectivo, que a construção atinja um nível de conforto térmico e de qualidade do ar adequados, reduzindo, assim, a necessidade da utilização de sistemas de ventilação ou aquecimento artificiais.

Pesquisar

Instagram


Posts Relacionados

image
Curiosidade

Estádio da Copa da Rússia

16 de junho de 2018

O primeiro jogo do Brasil na Copa 2018 acontecerá no Rostov Arena. Localizado na cidade de Rostov-sobre-o-Don, ele é projetado para receber 45 mil espectadores. Construído à...

image
Notícias

A Revolução do ACM nas fachadas comerciais e residenciais

31 de maio de 2018

Mercado descobre as vantagens do alumínio composto e placas de ACM tornam-se uma constante nas fachadas dos mais variados tipos de estabelecimentos.   A Construção civil e ...

(34) 99875-5587

carolliny@compartilharq.com

Av. Floriano Peixoto, 5525
Granja Marileusa
Uberlândia - MG